quarta-feira, 8 de agosto de 2018


COMO LER MANGÁS? – GUIA DO INICIANTE PT. 4  

“O SCAN É MEU AMIGO E NÃO VAI DECEPCIONAAAR...” 

Olá Tomodachis nerds! Com a benção de Yato e aprovação de vocês, seguimos então, trazendo conhecimento Otaku essa semana o/ “olha só Ingra, achei um título daoraNerd maroto que sou li as publicações por scans e acho que quero colecionar...” Bom, primeiramente, para os desavisados, precisamos falar sobre scans. 
scan normalmente é:  
  1. Online 
  1. Polêmico  
  1. Feito de fã para fã 
  1. De qualidades variáveis 
  1. Gratuito  
  1. Polêmico 
  1. Incerto  
  1. Todas as alternativas anteriores e... eu já falei polêmico? 
A primeira coisa a dizer é que scans é um assunto polêmico como shippar Batman e Mulher Maravilha (sim, tem uma amiga minha que faz isso). No caso dos mangás podemos dizer com certeza que o scan é seu super amigo: provavelmente há mais títulos de mangá em lançamento no Japão do que multiversos Marvel e DC juntos (não, não é exagero, de verdade), e a publicação chegar até terras brasileiras é... difícil.  
O mercado brasileiro de mangás, embora em expansão e tals, tende a trazer apenas os super sucessos da terra do sol nascente, por vezes neem tão bons assim (cof,,,cof Naruto... cof...cof), e normalmente shounens pois, parece que alguém disse que arte sequencial era coisa de menino (aham, senta lá Cláudio), ou seja, dificilmente será publicado no Brasil obras como Kamisama Kiss, Gokusen e Skip Beat (chorando convulsivamente como Mogami aqui). Mas os Super Scans existem para nos salvar do tédio (dooooumooooo pessoas amáveis que doam seu tempo para que eu possa saber se a Mogami vai ser uma atriz incrível! o/). Mesmo que as obras sejam publicadas no Brasil, vale a pena saber se o título é do teu interesse, se a arte te agrada, etc. Repitam comigo: Scan é amooooorzuera, precisa repetir não. Mas é real isso). 
Anos atrás houve uma treta badass nos fóruns otakus e nerds pelo Brasil(sil sil) devido aos scans, seus posicionamentos e as editoras locais. Sem dar nome aos envolvidos foi algo mais ou menos assim: Um scan começou a cobrar para melhoria de serviço; uma editora processou um scan por direitos sobre certas obras; as obras forma retiradas (ou não) de todos os scans; a editora prometeu plataforma de scans; muito otaku ficou full pistola; foram feitos muitos memes. A verdade é que os scans ajudam as editoras na divulgação das obras e até em “sentir” o mercado no momento (embora as editoras sejam frias e sem coração e não sintam que queremos mais shoujos no Brasil, veja beeem). 
Sem mais delongas vou compartilhar o link do guia completo do Otakufbx nos comentários pra quem tiver interesse em conhecer mais scans e escolher o favorito do seu coração. Lembrando que é um mundo vasto esse e há toodos os tipos de mangás por aí. Não testei todos e agradeço ao Otakufbx por me lembrar de n deles.  
Inclusive eles falam de MangáManhwa Light Novel e Doushinjis... Daebak! Curta e comente KIMCHI É BOM que farei um detalhamento das diferenças entre esse tipo de material e trarei algumas categorias específicas pra complicar a mente de todo mundo pois fácil, extremamente fácil é só a música do Jota Quest! 
Boa semana e até! o/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário