COMO LER MANGÁS? – GUIA DO INICIANTE PT. 6
DEVO COLECIONAR MANGÁS?
"Afee Ingra! Tu falou, falou e não respondeu a pergunta: Eu devo colecionar mangás?" Olá Tomodachis Nerds! Respondendo a pergunta: já dizia Fernando Pessoa "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena", no caso dos mangás não só a alma, mas também a paciência e o bolso.
O Mercado brasileiro de mangás está mudando! E isso é bom! As editoras estão ouvindo mais os clientes, experimentando obras diferentes, um bom exemplo disso é a vinda de The Bizarre Adventures of Jojo através da Panini (Jojo é um daqueles mangás extensos, ainda em lançamento, deveras experimental e de público -in-certo em terras tupiniquins).
A qualidade das obras é semelhante a japonesa: papel jornal, mas em obras fechadas, em edições especiais o papel tende a ser de melhor qualidade. O preço infelizmente não acompanha a onda japonesa: de R$12,50 pra cima nas lojas especializadas (pode-se dizer que as editoras brasileiras são uma mutação malfeita das japonesas....). No vai e vem da onda de mangás, muitas editoras começaram e pararam de lançar obras, deixando buracos no bolso, na coleção e no coração das pessoas então, a dica é pesquisar bem antes de iniciar um mangá. Priorizar obras já finalizadas no Japão, se ater a periodicidade da editora e se preparar para virar parça do carteiro são dicas boas que dou. Segue abaixo um apanhado das editoras de mangá atuantes mensalmente no Brasil.
Panini - Publica ininterruptamente desde 2002. Editora do segmento de quadrinhos com sede na Itália e que atua em vários países do mundo. Sua linha de mangás é publicada sob o selo Planet Mangá. É considerada a maior do país no momento, possuindo diversos títulos (mensais, bimestrais, eventuais e paralisados). Publica em papel jornal, com uma qualidade meio questionável, de verdade e a periodicidade é controversa pra caramba (não confie nos checklists!)
JBC - Publica ininterruptamente desde 2001. A segunda maior editora em número de publicações. Embora seja conhecida pelos quadrinhos, a empresa já publicou e ainda publica alguns livros e revistas sobre a cultura japonesa. A qualidade da publicação é melhor, especialmente em relançamentos.
NewPop – Publica ininterruptamente desde 2007. Apesar do foco em mangás, publica obras de outras linguas. É a terceira maior do país e o de melhor qualidade física das obras.
Um bom site sobre mangás que foca em novidades do meio editorial e lança checklists mensais das editoras é o Biblioteca Brasileira de Mangás. Vou deixar o link dele nos comentários para quem quiser saber mais.
Semana que vem teremos por aqui: Mangá, manhwa é o queee? - Mangás ao redor do mundo \o/ comente BOMBASTIC só pra eu ter certeza de que tem gente acompanhando heuehueheueh.
See'ya people o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário