COMO LER MANGÁS? – GUIA DO INICIANTE PT. 2
SHOUJO? SHOUNEN? SHOYO?
Olá Chingus! Hoje vamos entrar num assunto polêmico como a falta de acentuação do meu teclado!: Vamos falar de estilos de Mangá \o/ Pode-se chamar de segmentação também, ou divisão, ou gênero do mangá, adotei estilo para evitar confusão já que essa se dá por gênero (menino, menina, meninx), faixa etária e temática, ocorrendo de uma forma natural no Japão.
“Ah, mas então se eu só posso ler isso? ” Não meu caro parça de nerdice, tu podes fazer o que quiser, exceto encher a boca de wasabi e cantar ao mesmo tempo (bom, na verdade até pode, mas eu não aconselho...), essa segmentação mostra preferencias e temáticas no Japão, e foi sendo trazida e divulgada por aqui também. Sinta-se livre para ler um Josei se quiser, inclusive, aconselho! Importante destacar que essa mesma segmentação se dá nos Animes também (embora esses estejam cada vez mais amplos e cheio de novos termos, assunto para outro texto inclusive).
Prontos? Caneta e papel na mão? Lá vem os estilos:
O primeiro estilo de Mangá chama-se Kodomo e é direcionado para crianças de 6 a 12 anos, ou seja, em fase de alfabetização. Nesse estilo não há diferenciação de gênero, a temática é simples, tratam-se de enredos cômicos com lições de moral, geralmente incluindo seres antropomórficos (o que pode gerar a denominação do estilo como Kemono). Exemplos de Kodomo são os Mangás Pokemon, Digimon, Hamtaro e Tonari No Totoro.
Após a idade de indicação do Kodomo, há a segmentação de público e temática. Para garotos de 12 a 17 anos há o Shounen (também escrito como Shonen e Shōnen) e para garotas da mesma idade há o Shoujo (também escrito como Shōjo e Shojo).
O Shounen é o estilo mais difundido e normalmente possui como personagens principais jovens rapazes que participam de alguma aventura ou acontecimento fantástico, o que o torna repleto de ação. Outras temáticas recorrentes são comédia, esportes, e alguns podem ser sobre romance. A ilustração dos desenhos, embora cartunesca, é detalhada, precisa, forte e atrativa. Entre os mais famosos Mangás Shounens pode-se citar Naruto, Dragon Ball, OnePiece, Bleach, D.Gray-Man, Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, YuYuHakusho, InuYasha, Fullmetal Alchemist, Yu-Gi-Oh, Death Note, Kuroko no Basket, SlamDunk, Bakuman, Negima e ToLoveRu (quer dicas de bons Shounens? Comente LEIGUN! E eu te indico um o/).
O Shoujo é o estilo que tem por temática o cotidiano de uma personagem principal feminina, a qual, na maioria das vezes, ainda é estudante colegial. Histórias deste tipo tendem a ser românticas, podendo ter aventura, comédia, bem como elementos fantásticos. Sua ilustração é leve e sua arte clara e menos poluída, com figuras que tendem a ser esguias e mais detalhadas. Alguns exemplos mais famosos são Sakura Card Captors, Sailor Moon, Nana, Merupuri, FruitsBasket, CandyCandy, Rosa de Versalhes, Glass Mask, Aoharaido e Orange (dicas de shoujo? Comente LIBEEEEETE-SEEEE o/).
O Gekigá surgiu por volta da década de 1950, pouco antes do boom do Shounen. É voltado ao público adulto de ambos os sexos, sendo precursor de estilos como Seinen e Josei, dispostos a seguir. Possui uma temática mais densa, envolvendo drogas, por exemplo, sem tanta ação e focada na realidade. A ilustração tende a ser, portanto, mais realista, menos cartunesca e a seqüência de ação menor, dando foco aos diálogos. São exemplos desse estilo: Vagabond, Mai – A garota sensitiva e Crying Freeman (lembra do filme com o Markus Dacascos? Filmão né??)
Obviamente, como qual é o herói mais poderoso, esse tipo de segmentação não é conclusiva: Sakura card Captors por exemplo, apesar de elementos shoujo, puxa muito para Kodomo então....No próximo episódio daremos continuidade com coisas mais legais tipo Gore (segue minha risada maligna: muwhahahahahaha adoooro gore)
<------------
To be continued (I’ll be the roooooundabout)
Nenhum comentário:
Postar um comentário