domingo, 21 de dezembro de 2014

DEMOLIDOR NA NETFLIX - MARVEL MAX NA TV?


Com a segunda temporada de Agents of Shield na sua mid session, estão andando os planos da Marvel Studios, para as novas séries que irão ao ar em 2015 na Netflix. Demolidor já está em fase de produção, com direção de Steven DeKnight (Spartacus) e é a primeira de 4 que irão explorar a vida de combate ao  crime nas ruas de Nova York. Os outros seriam Luke Cage, Jessica Jones (Alias) e Punho de Ferro.
Jeph Loeb afirmou que será mais uma série de um vigilante vestindo um traje que de um super-herói, ‘Não haverá pessoas voando pelo céu nem martelos mágicos. Nós sempre abordamos isso como um drama policial em primeiro lugar...’’ , em entrevista durante a New York ComicCon onde também foi exibido o primeiro teaser e o uniforme que será usado por Charlie Cox atuando como Matt Murdock.  que futuramente deverá ser mudado para o tradicional vermelho com chifres.
O que se viu dá a entender que será um drama policial de vigilantes em seu mundo neo-noir.
Essa abordagem estaria mais de acordo com a série de quadrinhos Homem Sem Medo, de Frank Miller John Romitta Jr, que DeKnight reconhece como uma forte influência, embora não seja uma adaptação direta.
Como ele disse a EW: "É um pouco mais corajosos e mais ousado do que a Marvel tem ido antes, mas nós estamos cuidando para não empurrá-lo à extrema violência ou nudez gratuita."
Só nos resta esperar e rezar.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

UNIVERSO DOS GIBIS - EXPOSIÇÃO NO MUSEU N. SRA DO ROSÁRIO - IGREJA DO GALO

Coleções criam conexões - com este tema o Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim em São Gabriel, abriu seu espaço para uma exposição de gibis - revistas em quadrinhos - antigos e posters da coleção particular do colecionador João Irapuam Teixeira Torres.





da esquerda para a direita: João Irapuam, eu e o diretor Glécio.
O convite para a mostra partiu do Diretor do Museu, Glécio dos Santos Rodrigues e está inserida na 12ª Semana Nacional dos Museus, cujo tema desse ano, ''Coleções Criam Conexões'' propõe uma maior aproximação com a comunidade através da exposição de coleções locais das mais variadas, provocando a interação com o público através da memória.


Raridade: Os Pioneiros
João Irapuam - cuja coleção já teve perto de 11.000 exemplares - aprendeu a ler com os gibis, especificamente o Suplemento Juvenil que vinha encartado no jornal de domingo que seu avô, Valério, assinava, quando ainda morava na cidade natal de Lavras do Sul, RS, nos distantes anos 40.



Do Fantasma ao Spirit - aventura nos quadrinhos

A mãe que lhe ensinou as primeiras letras, procurou com êxito estimular-lhe o gosto pela leitura, o que resultou na coleção, não só de quadrinhos mas também de livros entre os quais destaca-se a coleção completa de Tarzan, pela editora Terramarear - uma verdadeira raridade que nos anos 30 publicou pela primeira vez as aventuras do Homem-Macaco no Brasil.


O Gibi - foi aí que o nome pegou.


Quando a família resolveu se mudar para São
Gabriel Irapuam tinha 15 anos e ao tomar contato com quadrinhos novos que estavam surgindo, começou a colecionar até mesmo pela facilidade já que em Lavras não haviam livrarias, o que veio a encontrar em São Gabriel. Tarzan foi um dos primeiros quadrinhos que colecionou.


A coleção que hoje está mais resumida tem muitos itens raros como edições de Terry e os Piratas - especial do Globo Juvenil da década de 30, Tim e Tok: O Mistério do Angra Negra, edições de Flash Gordon, Príncipe Valente, Mandrake, Fantasma, etc, da extinta Ebal, da editora Abril, RGE, e Globo, entre outras.
Fantasma, Dick Tracy, Os Vingadores, Príncipe Valente. Vale tudo pra quem curte um bom gibi.

livros sobre quadrinhos
Além dos quadrinhos Irapuam possui um acervo de mais de 50 livros sobre o tema. Muitos raros e esgotados nas editoras como História das Histórias em Quadrinhos de Álvaro de Moya, Para Ler O Pato Donald de Ariel Dorfmann e Armand Mattelart e a primeira edição da Enciclopédia dos Quadrinhos de Goida.





Edições novas de velhos mitos - Conan, Tex e Tarzan.

Porém, a melhor parte da coleção para Irapuam, é a parte do ranger TEX de quem tem a coleção quase completa e que começou a colecionar quando uma das suas filhas nasceu, na década de 70, comprando fielmente até hoje todas as edições que saem sobre o famoso Ranger. Uma peça interessantíssima da coleção é uma página original de uma história de Tex vinda diretamente da Itália.
Produção local do RS.
E como bom gaúcho, tem exemplares de quadrinhos produzidos aqui como A Guerra dos Farrapos de Tabajara Ruas e Flavio Colin, Revolução de 93 de Alvaro Barreto e Elbio Porcelis, As Cobras de Luiz Fernando Veríssimo, Rango de Edgar Vasquez e por aí vai.




banners
A exposição também conta com uma série de banners onde Irapuam expõe seu conhecimento sobre as várias eras dos quadrinhos, dos longínquos anos 30 quando surge o Superman - um dos mais antigos super-heróis - até os tempos atuais, passando pelas várias eras das HQs, como a de Ouro, Prata, Bronze e Moderna, detalhando suas principais características e personagens marcantes.

Fizemos um bate-bola com Irapuam e descobrimos suas preferências em quadrinhos:
posters
Melhores Personagens: Tex, Batman, Tarzan, Spirit e Capitão Marvel (Shazam!)

Melhores histórias: Watchmen de Alan Moore, Ronin, O Retorno do Cavaleiro das Trevas, 300 de Esparta e Sin City de Frank Miller e qualquer coisa que leve o nome de Will Eisner. Sem esquecer que também é fã da série Corto Maltese de Hugo Pratt, de quem tem praticamente todos os álbuns lançados no Brasil.

Melhores quadrinistas para ele são Gian Luigi Bonelli e Fábio Civitelli, criadores do Tex, Frank Miller que dispensa comentários, Will Eisner, famoso pelo personagem Spirit, Howard Chawkyn, Joe Kubert e Carmine Infantino.

A exposição que é aberta ao público e vai até dia 30 de setembro já foi visitada por várias escolas. Uma boa oportunidade de saber mais sobre a nona arte e ver de perto raridades difíceis de encontrar. Além dos posters, livros e gibis há uma pequena mostra de miniaturas e actions figures - uma nova coleção que está começando. Vale a pena conferir.

Serviço:
Exposição de quadrinhos, posters e actions figures.
Local: Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim - São Gabriel - RS
Aberto para visitação de segunda  a sexta, das 10h as 17h e aos sábados das 10h as 12h.
Entrada Franca