Esse post foi publicado originalmente no meu blog pessoal, o Zumbi Gordo.
Nos dias 21 e 22 de outubro rolou a 1ª Exposição de gibis antigos do Clube do Gibi de São Gabriel, na Feira do Livro. Fui pra lá ajudar a galera a organizar, e foi muito massa.
Segue um "press-release" feito após o evento:
O Clube do Gibi de São Gabriel, fundado pelos amigos João Irapuam T. Torres, Magal Nunes, Cássio F. Lemos, Dimitri Teixeira, Fabíula Petim e Murillo Mattos, finalizou com êxito sua primeira participação na Feira do Livro de São Gabriel, tendo superadas suas expectativas, com uma boa participação da comunidade.
Foi o primeiro evento público promovido pelo CGSG, em quase um ano de existência.
A Exposição de Gibis Antigos, englobando principalmente o período entre as décadas de 30 a 70, atraiu muita gente que veio conferir os cerca de 200 quadrinhos expostos do acervo do membro fundador, o colecionador João Irapuam. Destaque para os álbuns de luxo de 1938 até 1975, passando por edições populares infantis e épicos da aventura como Tarzan, Fantasma, Capitão Marvel, até álbuns europeus como Valentina e Barbarella. A exposição despertou um saudosismo nos mais velhos, lembrando dos títulos que acompanhavam, e espanto nos mais novos que descobriram o que se lia antes que Naruto e cia. desembarcassem em terras brasilieras.
Além dos exemplares antigos, havia também um banner contando um pouco da história dos quadrinhos, desde seus primórdios na pré-história, até a era moderna, passando pelas primeiras manifestações no Brasil e no mundo.
Tivemos também o Gibrick, uma pequena banca com quadrinhos semi-novos para venda e troca entre os membros e a comunidade e que fez muito sucesso entre a gurizada que foi ao evento.
Os planos para o futuro do Clube do Gibi de São Gabriel incluem exposições temáticas sobre quadrinhos, painéis, a criação de uma gibiteca e de um fanzine.
Agradecemos o apoio dado pela Secretaria de Educação na pessoa da Prof. Miguelina Weber, da Câmara de Vereadores, na pessoa do vereador Vagner Aloy; e da Associação Cultural Alcides Maya na pessoa da sua presidente, Maria da Graça Cunha; além do apoio logístico da Renata Azevedo, Nímia Azevedo e Letiane da Ponte. Aos funcionários da Câmara que se disponibilizaram a ajudar, Luís Evanir e Gercílio Caum; e a GGM Comunicação Visual que nos deu apoio material e logístico.
Cobertura do evento, incluindo MUITAS fotos, na sequência...
O pessoal conseguiu um espaço na entrada da Câmara municipal de vereadores, bem próximo do local onde estavam os estandes da feira. Conseguimos mesas e estantes expositoras, e na sexta-feira de noite nos reunimos na casa do seu Irapuam pra organizar tudo que teria que ser carregado no sábado de manhã.
Organizamos as pilhas de revistas, e já trocamos e negociamos alguns gibis. Combinamos que no outro dia eu e o Murillo passaríamos lá cedo pra ajudar a carregar e organizar.
Então no sábado, de manhã cedo, estávamos levando centenas de gibis antigos pro local onde iríamos ficar. Levamos cerca de uma hora pra organizar as revistas nas mesas e na estante, e fechar tudo com plástico, pra proteger de mãos curiosas demais.
Por volta das 10 da manhã foi declarada oficialmente aberta a 1ª Exposição de gibis antigos do Clube do Gibi de São Gabriel.
Nós achamos que não ia ter muito movimento, porque não tinha sido tão divulgada a exposição, além de não estar junto com as tendas da feira. Mas na manhã do sábado já houve um bom movimento, com diversos adultos relembrando seus heróis, e crianças fascinadas pelos personagens.
Ainda durante a manhã de sábado, recebemos a visita de uma turma de crianças, que ficaram muito enlouquecidas vendo os gibis. Atacaram a caixa do saldão de 50 centavos e levaram praticamente tudo!
Ainda era de manhã e já tínhamos recebido vários interessados, muitos deles querendo ver revistas do Tex em específico. O personagem é realmente muito popular!
Na parte da tarde o calor não ajudou. O dia ficou muito quente, e como haviam outros eventos na cidade ocorrendo, a visitação diminuiu, mas ainda apareceu gente bastante interessada.
Nas horas de pouco movimento, aproveitamos pra conversar bastante sobre histórias em quadrinhos e ler algumas que infelizmente não são reeditadas.
De noite, recolhemos as revistas e levamos de volta pra casa do seu Irapuam. No outro dia teríamos reforços, com o Dimitri e a Faby e o Magal e a Letiane. O combinado era o mesmo, de manhã carregar tudo de volta pra lá.
Depois de encerrar o evento, reunimos todo o material e levamos embora. O saldo foi muito positivo, com bastante gente aparecendo pra conferir a exposição, além de bons negócios feitos no Gibrick.
Pra fechar com chave de ouro, teve um churrascão na casa do Irapuam, feito pela Renata, que deu uma baita ajuda durante toda a exposição, junto com a Nímia.
Carne excelente e conversa ainda melhor! A chuva que caiu amenizou o calor, mas não os ânimos do pessoal. Novas atividades já começaram a ser planejadas, e certamente vai sair coisa boa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário