Gurizada, nosso companheiro Magal, já entrou em contato com o quadrinista e cartunista Byrata, autor do Xirú Lautério, que colocou-se a disposição do Clube do Gibi para o que for preciso em nossos futuros planos de lançar um fanzine do Clube, contando com sua experiência de editor alternativo e fanzineiro.
Xirú Lautério é um personagem típico da nossa terra e que retrata muito bem o gaúcho do pampa, peão e domador, e já está no segundo gibi que pode ser encontrado nas bancas da nossa cidade ou com o autor que é de Santa Maria. Confiram a integra no blog do Byrata.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Gibis que eu li e recomendo: Daytripper
DAYTRIPPER
De Fábio Moon e Gabriel Bá
Editora Panini Selo Vertigo
2011
"Quais são os dias mais importantes da sua vida?"
Já faz umas duas semanas que acabei de ler mas estava dando um tempo pra ver se conseguia me livrar um pouco do impacto inicial e escrever com certo distanciamento. Difícil porque Daytripper é uma daquelas histórias que não te abandonam tão cedo e que quase instantaneamente depois de ser lida fica naquela sua listinha das 10 melhores HQs de todos os tempos de onde custará muito a sair. Se sair.
Merecidamente, essa notável minissérie dos irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon, ganhou o prêmio máximo dos quadrinhos nos EUA, o Eisner, onde foi publicada pela primeira vez em série e depois como encadernado capa mole. Agora no Brasil, saiu em edição de luxo, pela Panini, com capa dura e papel couchê que valorizam mais ainda a história do escritor Brás de Oliveira Domingos, o personagem que parece-se estranhamente com o compositor Chico Buarque, numa singela homenagem. E já faturou o Jabuti, nosso maior prêmio literário.
A história é sobre a vida desse personagem, escritor, filho de escritor famoso, mas que ganha a vida escrevendo obituários para um jornal. passando por vários momentos cruciais da sua vida, marcado pelas pessoas que o rodeiam e que o fazem tornar-se o que é. a mãe, o pai, o melhor amigo, o primeiro amor, o amor da vida inteira e em cada uma dessas histórias, há uma reviravolta que ele não antecipou.
Nessa jornada, Brás passa por vários lugares do Brasil que são muito bem retratados, evidenciando a pesquisa feita para a construção de cenários e personagens, captando o clima e a vida nesses lugares que a arte estilizada dos irmãos, retrata com extrema delicadeza e bom gosto, casando perfeitamente com as cores sutis de Dave Stewart.
A edição da Panini foi muito bem cuidada. Acredito que seja um dos melhores encadernados da editora que teve o cuidado de colocar as artes das capas originais antes de cada história antecipando o teor do capítulo e não no final como se faz na maioria das vezes.
Muito bacana a introdução em quadrinhos de Craig Thompson, que conta um pouco da origem da história. O caderno de extras no final é econômico mas muito bom trazendo alguns esboços que mostram a arte dos gêmeos em p&b no desemvolvimento de personagens e cenários.
Fazia tempo que não lia uma história em quadrinhos que me impactasse tanto. Certamente não é um gibi fácil para aqueles que estão acostumados a ler apenas comics de super-heróis e similares mas é um ótimo argumento para começar a degustar alguma coisa além do feijão com arroz requentado servido pelas editoras que dominam o mercado.
domingo, 30 de outubro de 2011
Fábio Moon e Gabriel Bá abrem seu estúdio e falam sobre carreira e processo criativo
Interessante entrevista com os gêmeos, autores de Daytripper*, Fábio Moon e Gabriel Bá abrem seu estúdio e falam sobre carreira e processo criativo:
* Daytripper é uma incrível HQ publicada no Brasil, há pouco tempo pela Panini. Ganhou o Eisner e o Jabuti. Um dos grandes álbuns publicados em 2011 e que vale cada centavinho gasto. Já está na 2ª tiragem.
* Daytripper é uma incrível HQ publicada no Brasil, há pouco tempo pela Panini. Ganhou o Eisner e o Jabuti. Um dos grandes álbuns publicados em 2011 e que vale cada centavinho gasto. Já está na 2ª tiragem.
sábado, 29 de outubro de 2011
1ª Exposição de gibis antigos do Clube do Gibi de São Gabriel
É uma honra estar iniciando o blog do Clube do Gibi de São Gabriel!
Esse post foi publicado originalmente no meu blog pessoal, o Zumbi Gordo.
Nos dias 21 e 22 de outubro rolou a 1ª Exposição de gibis antigos do Clube do Gibi de São Gabriel, na Feira do Livro. Fui pra lá ajudar a galera a organizar, e foi muito massa.
exemplares antigos em exposição
Segue um "press-release" feito após o evento:
Cobertura do evento, incluindo MUITAS fotos, na sequência...
Esse post foi publicado originalmente no meu blog pessoal, o Zumbi Gordo.
Nos dias 21 e 22 de outubro rolou a 1ª Exposição de gibis antigos do Clube do Gibi de São Gabriel, na Feira do Livro. Fui pra lá ajudar a galera a organizar, e foi muito massa.
Segue um "press-release" feito após o evento:
O Clube do Gibi de São Gabriel, fundado pelos amigos João Irapuam T. Torres, Magal Nunes, Cássio F. Lemos, Dimitri Teixeira, Fabíula Petim e Murillo Mattos, finalizou com êxito sua primeira participação na Feira do Livro de São Gabriel, tendo superadas suas expectativas, com uma boa participação da comunidade.
Foi o primeiro evento público promovido pelo CGSG, em quase um ano de existência.
A Exposição de Gibis Antigos, englobando principalmente o período entre as décadas de 30 a 70, atraiu muita gente que veio conferir os cerca de 200 quadrinhos expostos do acervo do membro fundador, o colecionador João Irapuam. Destaque para os álbuns de luxo de 1938 até 1975, passando por edições populares infantis e épicos da aventura como Tarzan, Fantasma, Capitão Marvel, até álbuns europeus como Valentina e Barbarella. A exposição despertou um saudosismo nos mais velhos, lembrando dos títulos que acompanhavam, e espanto nos mais novos que descobriram o que se lia antes que Naruto e cia. desembarcassem em terras brasilieras.
Além dos exemplares antigos, havia também um banner contando um pouco da história dos quadrinhos, desde seus primórdios na pré-história, até a era moderna, passando pelas primeiras manifestações no Brasil e no mundo.
Tivemos também o Gibrick, uma pequena banca com quadrinhos semi-novos para venda e troca entre os membros e a comunidade e que fez muito sucesso entre a gurizada que foi ao evento.
Os planos para o futuro do Clube do Gibi de São Gabriel incluem exposições temáticas sobre quadrinhos, painéis, a criação de uma gibiteca e de um fanzine.
Agradecemos o apoio dado pela Secretaria de Educação na pessoa da Prof. Miguelina Weber, da Câmara de Vereadores, na pessoa do vereador Vagner Aloy; e da Associação Cultural Alcides Maya na pessoa da sua presidente, Maria da Graça Cunha; além do apoio logístico da Renata Azevedo, Nímia Azevedo e Letiane da Ponte. Aos funcionários da Câmara que se disponibilizaram a ajudar, Luís Evanir e Gercílio Caum; e a GGM Comunicação Visual que nos deu apoio material e logístico.
Cobertura do evento, incluindo MUITAS fotos, na sequência...
Assinar:
Postagens (Atom)